Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Após sete meses, vertedouro da Itaipu é aberto para controlar nível do reservatório

Após sete meses, vertedouro da Itaipu é aberto depois de chuvas elevarem nível do reservat
O vertedouro da Usina de Itaipu foi aberto às 7h30 deste domingo (28), pela primeira vez em sete meses, para controlar o nível do reservatório após as chuvas elevarem o volume de água.

A última abertura do vertedouro para controle do nível do reservatório havia ocorrido em 23 de novembro de 2025.
Segundo a Itaipu Binacional, o reservatório atingiu a cota de 220,36 metros, próxima do limite máximo de operação, que é de 220,50 metros sobre o nível do mar.
✅ Siga o g1 Foz do Iguaçu no WhatsApp
A abertura foi programada porque, além do aumento do nível provocado pelas chuvas, as condições do sistema elétrico impediram que o controle do reservatório fosse feito apenas com o aumento da geração de energia.
Vertedouro abre sete meses após última abertura
Andrés Zarate/Itaipu Binacional
Neste momento, apenas a calha esquerda do vertedouro está aberta, com vazão de 1.450 metros cúbicos por segundo, de acordo com a Itaipu.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore