Imagine um evento onde você não precisa se preocupar em esquecer o nome de ninguém (ou pelo menos da grande maioria). Em Santa Bárbara d'Oeste (SP), cerca de 60 pessoas se reuniram nesta terça-feira (23) para um jantar com churrasco.
Quem passava na frente do Salão Social do União Agrícola Barbarense podia até achar que era uma confraternização comum numa noite chuvosa, mas havia um detalhe rigoroso na lista de presença: todo mundo ali dentro se chamava João ou Joana – ou estava na função de acompanhar alguém com esse nome. Essa é a 42ª edição do 'Encontro dos Joãos'.
Realizado pelo 'Clube dos Joãos', o encontro ocorre uma vez por ano com o intuito, simplesmente, de reunir pessoas que têm o nome João ou Joana. A ideia partiu, claro, de dois Joões locais: o maestro João Bética e o industriário Arnaldo João Boreto.
João Lucas, João Vitor, João Monaro e João Paulo no 42º 'Encontro de Joãos' em Santa Bárbara d'Oeste
Yasmin Moscoski/g1
A primeira reunião do clube foi em 1985. De lá para cá, foram 42 encontros, sendo que no primeiro ano houve duas edições. Durante muito tempo, a festa foi exclusivamente masculina, sendo a admissão de mulheres uma novidade recente. Neste ano, por exemplo, duas marcaram presença na festa: a assistente social Joana d'Arc Santos e a jovem Joana Nepomuceno, de 11 anos.
"É o quarto ano que participo. É uma tradição cultural. São todos senhores, de vez em quando, aparece uma criança ou uma mulher, mas eu acho interessante e me sinto bem aqui", conta Joana d'Arc.
Embora o grupo use 'Joãos', a forma consagrada na norma-padrão é 'Joões'.
Livro de atas do 'Clube dos Joãos' em Santa Bárbara d'Oeste (SP)
Yasmin Moscoski/g1
No dia do santo
Cipó de São João e estandartes de São João no 42º 'Encontro de Joões' em Santa Bárbara d'Oeste
Wesley Almeida/EPTV
Nada realizado pelo clube é por acaso. A decoração do local é simples, mas conta com 'cipó de São João', trepadeira nativa que floresce no inverno. Uma casa de joão-de-barro estampa a mesa como símbolo do clube, e estandartes de São João estão pendurados pelo ambiente. Além disso, a data do encontro anual sempre cai no Dia de São João, 24 de junho.
"É sempre no dia de São João. Mas, por conta do jogo do Brasil amanhã [24 de junho], a gente antecipou para hoje, porque somos brasileiros [risos]", conta o aposentado João Di Vicente, que participa do clube há 18 anos.
A confraternização ainda contou com músicos que interpretaram sucessos de Milionário e José Rico, Trio Parada Dura e outros clássicos sertanejos.
Como participar do 'Encontro de Joãos'
João Roberto Silone, presidente do 'Clube dos Joãos', apresenta carteirinha do clube
Yasmin Moscoski/g1
Qualquer João ou Joana do Brasil pode participar do encontro, divulgado nas redes sociais pessoais de cada um dos integrantes.
"Já chegamos a ter mais de 100 participantes em uma noite só", conta o presidente do clube, João Roberto Silone.
Além disso, é preciso comprar o ingresso para participar do evento. Neste ano, o valor foi de R$ 70 para custear o churrasco, as camisetas do clube e os prêmios, explicou o diretor do encontro, João Belani.
Segundo Belani, existem algumas exceções, como:
João de até 10 anos: não paga ingresso e pode ir acompanhado de pais ou avôs que não tenham o nome João ou Joana; Mulheres chamadas Joana podem levar companhia ao encontro para não ficarem sozinhas no ambiente, composto majoritariamente por homens;
Apenas em edições comemorativas, como no aniversário de 35 ou 40 anos da festa, as companheiras dos participantes são liberadas.
Premiação
Troféus para premiação no 42º 'Encontro de Joões' em Santa Bárbara d'Oeste
Wesley Almeida/EPTV
A diretoria do clube entrega troféus para algumas categorias, como: 'João mais novo', que neste ano foi para uma criança de 2 anos; 'João mais velho';
'Família com mais Joões';
'João mais distante', prêmio para quem viaja de longe para ir ao local;
'João Especial', que é o sorteio de um 'João aleatório', conta Belani
"A gente assina a ata de presença, a gente marca lá o nome certinho, todo mundo que vem. [.] Depois a gente faz sorteio de alguma coisa, sempre tem pra sortear pelo número do ingresso", detalha Belani.
A família Monaro levou quatro Joões nesta edição: o empresário João Monaro; o programador João Vitor; o contador João Paulo e o estudante João Lucas.
"Eu sou João por conta do meu pai, assim como meu filho é João por minha conta", afirma o empresário João Monaro. "A tradição começou com meu pai lá atrás. Ele já conhecia os integrantes do clube e recebeu o convite. Ele vem acompanhando todos os anos. É um prazer reunir todos esses amigos com o mesmo nome para confraternizar o Dia de São João", complementa.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região





