Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Moradores relatam gasto de quase R$ 2 mil para tapar buraco de rua em Teresina após prejuízos: ‘via quase intransitável’

Moradores relatam gasto de R$ 1,9 mil para tapar buraco em rua de Teresina
Reprodução
Um grupo de moradores da Rua Luiz Ferreira da Cunha, do bairro Aroeiras, na Zona Norte de Teresina, se reuniu e juntou cerca de R$ 1,9 mil para tapar, por conta própria, um buraco na rua. De acordo com eles, a reclamação foi feita à prefeitura em maio, mas o problema não foi resolvido e estava causando prejuízos e danos aos veículos.

Segundo o morador Matheus Sousa, o buraco, que fica localizado no início da rua, surgiu pequeno, há cerca de 4 meses, mas aumentou com o passar do tempo. Em maio, uma moradora fez a reclamação através da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Matheus contou ao g1 que equipes de vistoria foram ao local pelo menos três vezes, mas não realizaram nenhuma manutenção no ponto. O reparo feito pelos habitantes foi concluído na última quinta-feira (18).

"Esse buraco começou já tem uns quatro meses, começou bem pequenininho e aí foi piorando, mas no decorrer da rua tem vários buracos, entendeu? Só que a gente, há 15 dias atrás, resolvemos tampar esse, que era o pior de todos. O carro ficava arrastando o carro por baixo, tivemos vários prejuízos com um amortecedor e essas peças que ficam embaixo do carro, como para-choque quebrado", afirmou Matheus.

A Eturb afirmou que realizou vistoria técnica em pontos de erosão e degradação da sarjeta da rua e repassou o processo, com os dados coletados, à Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte (SDU Norte).
De acordo com o órgão, a SDU é a responsável pelas intervenções nos sistemas de drenagem e recomposição dos pontos. A Eturb informa que, após a manutenção da SDU Norte, irá prosseguir com a recuperação do asfalto na via.
Já a SDU Norte esclarece que uma intervenção recente havia sido realizada, mas por causa das últimas chuvas, surgiram novos pontos de desgaste na via. O órgão informa que os reparos devem ser feitos em breve e que mais uma vistoria irá ao ponto na terça-feira (23).
"O problema está localizada em toda a extensão da rua. A via encontra-se quase intransitável, com muitos buracos profundos. A situação já persiste há mais de 2 anos e oferece risco, pois diversos carros já foram danificados – inclusive o meu, que teve o para-choque quebrado. Muitos moradores estão com dificuldade de acessar suas próprias casas", escreveu uma moradora na reclamação formalizada
Ainda segundo Matheus Sousa, o valor total do investimento para o reparo do buraco foi dividido para 19 pessoas e o serviço foi feito por um trabalhador conhecido do grupo.

"Teve um (reparo) anterior para tampar os dois buracos, que era esse buraco que a gente morador tampou e o outro lateral. Eles consertaram só o buraco lateral e deixaram o buraco, que a gente se juntou, fez vaquinha e tampou. Mesmo o outro buraco tomando metade da rua, eles não tamparam. No decorrer do tempo, ele foi aumentando até ficar na rua toda", detalha o morador.
Veja a nota de esclarecimento da Eturb:
Em atendimento à demanda, a ETURB realizou vistoria técnica no local por meio de fiscal de campo. Durante a inspeção, foram identificados pontos de erosão e degradação da sarjeta, além de comprometimento no encontro da pista com a sarjeta em diversos trechos da via, o que exige a execução prévia de reparos na base e nos dispositivos de drenagem.
Diante do diagnóstico, a ETURB encaminhou o processo à SDU Norte para que sejam realizadas as intervenções necessárias nos sistemas de drenagem e a recomposição dos pontos com base afetada. Somente após essa etapa será possível executar a recuperação da pavimentação asfáltica de forma adequada e duradoura.
O processo foi protocolado e encaminhado à SDU Norte, acompanhado do parecer técnico e dos registros fotográficos produzidos pela equipe de fiscalização. A ETURB seguirá acompanhando a demanda junto ao órgão competente para viabilizar a execução dos serviços.
Veja a nota completa da SDU Norte:
A SDU Norte esclarece que realizou uma intervenção recentemente na região. No entanto, em razão das chuvas registradas nos últimos meses, surgiram novos pontos de desgaste na via, como é o caso da situação da Rua Luiza Ferreira da Cunha, bairro Aroeiras.
O problema já foi encaminhada à empresa responsável, que executará os reparos necessários. Além disso, nossa equipe técnica estará no local nesta terça-feira para realizar uma nova avaliação e acompanhar de perto as providências adotadas.
Reafirmamos nosso compromisso com a manutenção da infraestrutura urbana e estamos trabalhando para acelerar a solução no menor prazo possível.
*Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore