MP dá prazo de 45 dias para elefante Sandro ser transferido para santuário no MT
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) deu um prazo de 45 dias para que a Prefeitura de Sorocaba (SP) realize a transferência do elefante Sandro, morador do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, para o Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), na Chapada dos Guimarães (MT).
A decisão foi publicada nesta segunda-feira (22). Na quinta-feira (18), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) havia julgado um recurso apresentado pela Prefeitura de Sorocaba como parcialmente procedente, mantendo a decisão de que o elefante deverá ser transferido.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O promotor responsável pelo caso, Jorge Alberto de Oliveira Marum, é quem assina a medida que exige o cumprimento imediato da sentença do TJ-SP. De acordo com a ação, Sandro deverá estar na Chapada dos Guimarães até o dia 6 de agosto de 2026.
Os custos e procedimentos nas operações para o transporte do elefante serão assumidos pelo SEB. O município de Sorocaba está sujeito a multas diárias de R$ 2 mil, com limite máximo de R$ 300 mil, em caso de descumprimento das obrigações da transferência do elefante.
Em nota, a prefeitura afirmou que ainda não recebeu a intimação do Ministério Público, mas que, assim que for notificada, tomará todas as medidas necessárias para a permanência do mamífero no zoológico municipal.





