Fonte original: G1 DF
BRB enviou plano de recomposição bilionário ao BC; entenda
O governo do Distrito Federal prepara um projeto de lei para oferecer 12 imóveis públicos como “garantia” para um empréstimo bilionário a ser tomado pelo Banco de Brasília (BRB).
O empréstimo, que pode inclusive ser tomado junto ao Fundo Garantidor de Crédito, é uma das hipóteses citadas pelo BRB no plano “preventivo” entregue ao Banco Central há duas semanas, segundo apurou o g1.
Se o empréstimo for tomado, esses recursos vão ajudar o BRB a melhorar o perfil de seus ativos – ou seja, reduzir o risco atrelado a seu patrimônio.
O objetivo é garantir que o banco permaneça sólido e não gere desconfianças no mercado. Ou seja: evitar abalos à credibilidade do BRB.
⬆️Com essa garantia do governo do DF, o BRB teria condições de captar recursos em condições mais favoráveis – com juros menores, por exemplo – para dar mais consistência ao balanço patrimonial do banco, abalado após as transações mal-sucedidas para a compra do Banco Master, nos últimos anos.
⬇️Em compensação, caso não consigam honrar o empréstimo no futuro, o BRB e o governo do DF podem se ver obrigados a alienar (vender) esses imóveis para pagar o compromisso assumido.
Até a noite desta sexta-feira (20), o projeto de lei do Executivo ainda não aparecia no sistema da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O teor do texto foi confirmado à TV Globo pelo Palácio do Buriti.
Diretoria jurídica do BRB recomendou atenção à liquidez do Master
Ibaneis tem (ou tinha…
