Fonte original: G1 Política
Lula participa de entrevista a emissora indiana.
Reprodução/ Índia Today
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a afirmar nesta sexta-feira (20) que o dólar não precisa ser a moeda usada por países do Brics e defendeu o uso de moedas locais nas transações.
Na ocasião, o petista também citou protagonismo do Brasil ao criticar tarifaço imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump, sobre importações (entenda mais abaixo).
🔎Brics é o grupo que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo como Brasil, Índia, China e Rússia.
“Eu respeito muito as decisões que são tomadas pelos países. Eu defendo isso, não é necessário que o comércio entre Brasil e Índia seja feito em dólar. O que eu defendo é que usemos as nossas próprias moedas”, afirmou Lula.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O presidente brasileiro também disse entender a razão de os americanos defenderem o uso do dólar para transações comerciais internacionais, contudo sugeriu que os países envolvidos nas trocas comerciais reflitam se realmente é algo necessário (leia mais abaixo).
“Não é algo que se pode ser feito do dia a noite, mas é algo que temos que pensar. Nós precisamos do dólar, ou podemos fazer negócios nas nossas próximas moedas?”, questionou.
Tarifas
Durante sua fala, o presidente enfatizou a importância do multilateralismo. E lembrou de sua atuação junto Brics pós-tarifaço.
Segundo Lula, foi a partir de iniciativa dele que o grupo emitiu declaração condenando a impos…





