Fonte original: G1 Política
Lula participa de entrevista a emissora indiana.
Reprodução/ Índia Today
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (20) que o dólar não precisa ser a moeda usada por países do Brics e defendeu o uso de moedas locais.
🔎Brics é o bloco econômico que reúne Brasil, Índia, China, Rússia e outros sete países.
“Eu respeito muito as decisões que são tomadas pelos países. Eu defendo isso, não é necessário que o comércio entre Brasil e Índia seja feito em dólar. O que eu defendo é que usemos as nossas próprias moedas”, afirmou.
O presidente brasileiro afirmou que entende a razão de os americanos defenderem o uso do dólar para transações comerciais internacionais, contudo sugeriu que os países envolvidos nas trocas comerciais reflitam se realmente é algo necessário.
“Não é algo que se pode ser feito do dia a noite, mas é algo que temos que pensar. Nós precisamos do dólar, ou podemos fazer negócios nas nossas próximas moedas?”, questionou.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Banco do Brics
Nesse contexto, Lula destacou o papel do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) do Brics que, segundo o petista, precisa funcionar de maneira diferente de outras instituições internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.
“Não precisamos continuar copiando tudo o que aconteceu no século XX. Podemos inovar por causa do século XXI, das necessidades da sociedade civil e dos avanços da sociedade. O Brics é essa esperança”, ponderou.
As decla…
