Fonte original: G1 Política
Os Ministérios do Esporte e da Igualdade Racional divulgaram nota nesta quarta-feira (18) em que manifestaram solidariedade ao jogador Vini Jr. após ele denunciar um episódio de racismo durante partida entre Real Madrid e Benfica na terça-feira (17) pela Champions League.
Ministérios manifestam solidariedade a Vini Jr. e dizem que vão acompanhar investigação de denúncia pela UEFA
“É inaceitável que manifestações racistas ocorram em ambientes esportivos, que devem ser espaços de respeito, convivência e promoção da igualdade racial. O racismo é uma violação de direitos humanos e um atentado aos princípios fundamentais do esporte. Racismo é crime”, diz o texto divulgado conjuntamente pelos dois ministérios.
Na nota, as duas pastas informaram que o governo brasileiro vai acompanhar a apuração aberta pela Uefa “na expectativa de que sejam adotadas medidas firmes para responsabilizar os envolvidos e prevenir novos episódios.”
Confusão após comemoração
O episódio ocorreu após o jogador marcar um gol contra a equipe portuguesa e comemorar na beira do campo, próximo a uma torcida organizada do Benfica. Houve uma confusão generalizada e o jogador brasileiro chegou a ser punido com um cartão amarelo.
Após o jogo ser retomado, no entanto, Vini Jr reclamou ao árbitro, o francês François Letexier, de manifestaçõs vindas da lateral do campo. O árbitro imediatamente acionou o protocolo antirracismo previsto pela Uefa e paralisou a partida.
Mais tarde a torcida do Benfica passou a xingar em c…


