Ibaneis vai se afastar do cargo de governador em março; entenda

Fonte original: G1 DF

Ibaneis Rocha, governador do DF
Renato Alves/Agência Brasília
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que vai se afastar do cargo no Governo do Distrito Federal em 28 de março. Esse afastamento para quem quer disputar as eleições é conhecido como desincompatibilização eleitoral.
🔎 Desincompatibilização eleitoral: o candidato é obrigado a se afastar do cargo público que ocupa para estar apto a disputar as eleições. Essa é uma forma de evitar abuso de poder econômico ou político nas eleições, o que pode desequilibrar o pleito.
Mas a saída de Ibaneis ocorre uma semana antes do fim do prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se encerra em 4 de abril — seis meses antes das eleições.
Segundo Ibaneis, o objetivo é não “misturar a religião com a política” por conta do feriado da Semana Santa, comemorado entre 29 de março e 5 de abril.
Para que serve a desincompatibilização eleitoral?
Eleição de A a Z: entenda regras para candidatura de quem já ocupa cargo público
Em qualquer corrida, os pilotos precisam ter igualdade de condições para competir. Quando o assunto é eleição, não é diferente.
Por isso, a lei eleitoral prevê a necessidade de desincompatibilização, ou seja, de que candidatos se afastem de cargos públicos.
O objetivo é impedir que o servidor tire vantagem do cargo que ocupa e utilize a máquina pública em benefício próprio.
Como funciona?
A desincompatibilização pode ser:
definitiva: para aqueles que têm cargo eletivo
temporária: para servid…

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore