Fonte original: G1 Política
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) projetos que estabelecem a criação das universidades federais do Esporte (UFEsporte) e Indígena (Unind). Os projetos foram enviados ao Congresso pelo governo Lula e seguem agora para análise do Senado.
A UFEsporte terá sede em Brasília e será voltada para cursos ligados à gestão de políticas públicas de esporte, bem como formar profissionais capazes de gerir entidades e treinar atletas de diferentes modalidades.
O primeiro reitor da Universidade será nomeado pelo ministro da Educação para que possa organizar o estatuto da nova entidade. O novo reitor deverá ser escolhido em até 180 dias a partir das propostas do estatuto.
A criação da Universidade foi criticada pela oposição. “É o cúmulo da irracionalidade criar uma Universidade do Esporte, ao invés de pegar a verba e aplicar nas diversidades escolas de educação física, dezenas por esse país afora sem aplicação de verbas”, disse o deputado Alberto Fraga (PL-DF).
Os partidos da base governista apoiaram a iniciativa do governo, defendendo a ampliação de vagas públicas no Ensino Superior.
“A questão do financiamento é um debate importante. Eu estou convencido de que nosso papel é ampliar as vagas em universidades e financiar as universidades que já existem”, disse o deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ). “Por isso, a cada ano na Comissão de Educação ou aqui no plenário devemos votar favoravelmente à ampliação do orçamento para a educação”
Unind
A Unind também terá sed…




