Encontro de Tarcísio com MDB reposiciona o xadrez político na articulação de Lula para consolidar palanque forte em SP

Fonte original: G1 Política

O presidente Lula (PT) ao lado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejanento).
Divulgação/Gov.Br
O encontro entre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a cúpula do MDB, nesta segunda-feira (9), acendeu um alerta no Palácio do Planalto e passou a influenciar diretamente a estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a montagem de um palanque forte no estado.
A possibilidade de o MDB indicar o vice na chapa de reeleição de Tarcísio reposiciona o xadrez político no maior colégio eleitoral do país, coloca em xeque a permanência da ministra Simone Tebet no partido e impõe novos desafios à política de alianças de Lula.
São Paulo deixou de ser apenas uma disputa local e se tornou peça central da estratégia nacional do presidente para 2026, em um movimento mais amplo de aproximação com partidos de direita e do Centrão.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
MDB: peça importante, mas partido rachado
O MDB aparece como um ator central nas conversas, mas a possibilidade de um alinhamento nacional com Lula é vista como difícil. O partido está dividido: ao menos 17 diretórios estaduais resistem a um apoio formal ao presidente.
Além disso, o controle da sigla pelo deputado Baleia Rossi — hoje bastante alinhado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo — empurra o MDB paulista para um campo mais próximo da direita. Esse cenário enfraquece a chance de o partido fechar com Lula no plano nacional e esta…

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore