É #FAKE que vídeo mostre Lula dizendo que caso do cão Orelha 'não vai ficar impune'; registro foi manipulado com IA

Fonte original: G1 Política

É #FAKE que vídeo mostre Lula dizendo que caso do cão Orelha ‘não vai ficar impune’; registro foi manipulado com IA
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra o presidente Lula (PT) dizendo que o caso do cão Orelha, que morreu no início de janeiro após ter sido agredido em Florianópolis, “não vai ficar impune”. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
O vídeo viralizou no Instagram, no TikTok e no Threads no início de fevereiro e tem seguinte legenda: “Caso do Cachorro Orelha – Lula ficou bravo: eles vão PAGAR”.
A publicação usa inteligência artificial (IA) para manipular um discurso feito pelo presidente em 16 de janeiro e atribuir a ele a seguinte declaração mentirosa: “O caso do cachorro Orelha não vai ficar impune. Eles são menores, mas isso não vai ficar assim. Eu me comprometo, como o presidente da República, a dar uma punição severa, independente de ser filho de rico. Chegaram no Brasil e já estão se escondendo. Por quê? Porque é filhinho de rico que acha que pode tudo, mas não pode. […]”.
No pronunciamento original, Lula falou sobre salário mínimo e não fez qualquer menção à morte do cão (leia mais abaixo).
O vídeo falso viralizou em meio à comoção do caso Orelha, animal comunitário que vivia na Praia Brava. Em 5 de janeiro, ele teve de passar por eutanásia devido à gravidade dos ferimentos.
Nesta terça-feira (3), a Polícia Civil de Santa Catarina apontou um adolescente como autor da agressão e pediu a internação provisó…

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore