Saída de deputados estaduais do PSDB para o PSD aponta para fim do partido em SP

Fonte original: G1 Política

Deputados do PSDB e Cidadania migram para o PSD, partido de Gilberto Kassab
Divulgação
Nesta quinta-feira (5), um café da manhã com Gilberto Kassab (PSD) e sete representantes da federação PSDB-Cidadania na Assembleia Legislativa de SP (Alesp) selou um cenário de êxodo que já se desenhava há cerca de um ano.
Seis deputados estaduais do PSDB e um do Cidadania vão, a partir de 4 de março, se filiar ao partido comandado por Kassab. Com isso, a federação deixa de ter a terceira maior bancada na Alesp, após décadas de predomínio tucano na política paulista.
Hegemonia e encolhimento
Surgido de uma dissidência progressista do MDB em 1988, no período da Assembleia Constituinte, o PSDB teve, desde a origem, forte ligação com o estado. Os próceres do partido em sua criação são em sua maioria políticos paulistas, dentre os quais Fernando Henrique Cardoso, Franco Montoro, Mário Covas e José Serra.
A partir de 1994, o PSDB elegeu o governador de São Paulo em sete eleições consecutivas. A hegemonia acabou em 2022, com a eleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos). A derrota de Rodrigo Garcia na ocasião foi o desfecho de uma crise que já vinha se desenhando, agravada por disputas internas entre João Doria e outras lideranças do partido.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O racha levou o PSDB a abrir mão de uma candidatura própria à Presidência em 2022 — fato inédito em sua trajetória. Dois anos depois, outro sintoma da erosão da legenda: na janela partidária de 2024, oito vereado…

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore