Fonte original: G1 Política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quinta-feira (5) com o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, para tratar de temas da agenda bilateral e global. O encontro foi no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Em nota, após o encontro, Brasil e Rússia defenderam o multilateralismo na geopolítica mundial e a não intervenção de outros países na América Latina (veja mais abaixo). A declaração ocorre em meio a ações dos Estados Unidos na Venezuela e gestos do governo norte-americano de Donald Trump que dificultam o comércio global, como a imposição de tarifas extras a países parceiros.
Presidente Lula se encontra com o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, em Brasília
Ricardo Stuckert/PR
Mishustin liderou a delegação composta por ministros e dirigentes de agências do governo russo para participar da VIII Reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação (CAN).
Criada em 1997, a CAN é liderada pelo vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e pelo chefe do governo da Rússia.
Segundo o Itamaraty, durante o encontro, Lula insistiu que é importante acompanhar as iniciativas pactuadas para que os dois países possam produzir resultados e colher benefícios concretos.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Ainda de acordo com o governo brasileiro, Lula e o primeiro-ministro russo “concordaram sobre o potencial ainda pouco explorado do comércio bilateral, cujas cifras ainda não espelham o tamanho das duas economias”.
Em 2025, o Bras…



