Fonte original: G1 Política
Polícias ignoram ou negam 71% dos pedidos de informação sobre armas, indica estudo
As polícias dos estados ignoram ou não respondem três em cada quatro pedidos de informação sobre controle de armas de fogo, aponta estudo divulgado nesta quinta-feira (5) pelos institutos Igarapé e Sou da Paz. Segundo o levantamento, a falta de transparência dificulta a análise das políticas públicas locais, especialmente em temas como o controle e entrada de armas, investigação e rastreamento da origem de armamento apreendido e a gestão do próprio arsenal das polícias.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Os pesquisadores analisaram uma série de questionamentos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI) para as polícias Civil, Científica e Militar dos 26 estados e do Distrito Federal entre 2021 e 2023.
Os resultados mostram que 71% dos pedidos foram ignorados ou tiveram respostas negadas, enquanto 21% foram respondidos de forma completa e 8%, parcialmente.
Armas calibres 38 e 9mm em estande de tiro em São Paulo
Luiz Gabriel Franco/g1
O mapeamento teve como base cinco perguntas enviadas para as polícias militares e científicas, mais 13 para as civis que tratam de diferentes etapas do processo de controle de armas e munições. Elas se dividem em três categorias:
controle de entrada e saída de armas apreendidas, furtadas ou roubadas, doadas, destruídas, entre outros;
investigações realizadas e rastreamentos de origem das armas;
controle de armas institucionais e ar…





