Deputada estadual Divaneide Basílio (PT-RN)
Eduardo Maia/ALRN
A deputada estadual Divaneide Basílio (PT-RN) foi agredida na última quinta-feira (25) por um agente da Polícia Federal durante um evento com a primeira-dama Janja da Silva, em Natal. A informação foi confirmada pelo diretório do Partido dos Trabalhadores em Natal.
Segundo a nota do PT Natal, a primeira-dama Janja, "assim que foi informada, prontamente repudiou o ocorrido e afastou o agente dos eventos seguintes". O partido informou ainda que o agente era externo à organização partidária do evento e que vai tomar medidas em relação ao caso.
📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
O g1 RN não conseguiu contato com a assessoria de Janja – que não se manifestou publicamente sobre o incidente – até a atualização mais recente desta reportagem. A Polícia Federal também foi procurada, mas não havia retornado o contato.
A deputada Divaneide Basílio relatou – em nota compartilhada com o diretório estadual do PT no RN neste sábado (27) – que ela foi atingida quando uma porta foi fechada "de forma brusca" durante um empurra-empurra no evento.
O episódio aconteceu ao final do Ato das Mulheres, quando houve grande aglomeração de pessoas. A deputada informou que estava acompanhada de uma criança quando o incidente ocorreu, mas que ninguém ficou com ferimentos graves.
Agora no g1
Também participavam do evento a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).
"Episódios como este demonstram que o machismo ainda se manifesta nos mais diversos espaços da sociedade, reforçando a necessidade de fortalecer políticas públicas, instituições e mandatos comprometidos com a promoção da igualdade, do respeito e da garantia dos direitos das mulheres", disse, em nota compartilhada com o Diretório Estadual do PT, a deputada Divaneide Basílio.
De acordo com a nota estadual do PT, "a primeira-dama Janja da Silva manifestou solidariedade à deputada, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, prestou apoio e acompanhou pessoalmente a situação". Segundo a deputada, "o episódio foi esclarecido entre os envolvidos e está superado". "Também foi reafirmado o compromisso com o fortalecimento dos protocolos de cuidado e organização em atividades institucionais e atos públicos, para que situações como essa não voltem a ocorrer", compartilhou, na nota.
A primeira-dama e a ministra das Mulheres também participaram em Natal da adesão do Rio Grande do Norte ao Pacto Brasil contra o Feminicídio.
A deputada Divaneide, integrante da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, reafirmou ainda na publicação o compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres, que destacou ser uma das principais bandeiras do mandato dela.
Vídeos mais assistidos do g1 RN





