Pedestres enfrentam dia de frio e garoa na região da Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 16 de junho de 2023.
RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A forte massa de ar polar que atua sobre o Brasil, somada à chuva e à nebulosidade, fez cinco capitais registrarem na última quarta-feira (24) a menor temperatura máxima de 2026, segundo a Climatempo.
Os recordes ocorreram em:
Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá.
O frio intenso continuou durante a madrugada e também provocou novos recordes de temperatura mínima nesta quinta-feira (25).
Florianópolis, Curitiba e Rio Branco tiveram o amanhecer mais gelado do ano.
Em São Paulo, a máxima de quarta-feira foi de apenas 13,5°C. Segundo a Climatempo, essa foi a menor temperatura máxima para um dia de junho na capital paulista em 30 anos.
📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia
A última vez que a cidade registrou esse valor no mês foi em 29 de junho de 1996.
O recorde anterior de menor máxima em São Paulo neste ano era de 13,6°C, em 10 de maio.
Agora no g1
Já Curitiba teve a menor máxima entre as capitais: 10°C. A marca anterior era de 13,6°C, também em 10 de maio.
Campo Grande registrou 14,6°C e bateu recorde pelo segundo dia seguido. Na terça-feira (23), a máxima havia sido de 16,3°C.
O mesmo ocorreu em Florianópolis. A máxima ficou em 16,6°C, abaixo dos 16,9°C registrados no dia anterior.
Em Cuiabá, os termômetros chegaram a 15,9°C. A maior temperatura do dia ocorreu por volta da 1h, no horário de Brasília. O recorde anterior era de 19,4°C, em 19 de maio.
Onda de frio vai até sexta-feira (26).
Arte/g1 – Bruna Azevedo
A capital de Mato Grosso também registrou a menor temperatura mínima de 2026 e teve, portanto, um duplo recorde de frio.
De acordo com a Climatempo, o ar polar intenso, o céu encoberto e a chuva limitaram a elevação das temperaturas ao longo do dia.
Com pouca presença de sol, os termômetros permaneceram baixos mesmo durante a tarde.
📱GloboPop: confira o palco do Jornal Nacional na plataforma de vídeos verticais da Globo
Capitais têm o amanhecer mais frio do ano
A massa de ar polar manteve as temperaturas baixas durante a madrugada desta quinta-feira e provocou novos recordes em três capitais.
Em Florianópolis, uma estação da Epagri localizada no norte da cidade marcou 3,7°C. O recorde anterior de 2026 era de 5,9°C, registrado em 18 de junho.
Curitiba teve mínima de 2,3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O valor ficou abaixo dos 2,5°C registrados em 11 de maio, que até então representavam a menor temperatura do ano na capital paranaense.
A friagem também voltou a atingir o Acre. Em Rio Branco, os termômetros marcaram 13,7°C, contra o recorde anterior de 14,7°C, observado em maio.
As menores temperaturas do país se concentraram novamente na Serra Catarinense. Segundo levantamento preliminar da Climatempo, Bom Jardim da Serra registrou -8,7°C, enquanto Urupema chegou a -8,2°C.
Também houve marcas de -7,7°C em Painel e de -6,8°C em São Joaquim.




