Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Governador de Roraima exonera todos os servidores comissionados três dias após eleição suplementar

Soldado Sampaio (Republicanos), governador interino de Roraima.
Ronny Alcântara/Rede Amazônica
O governador em exercício de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos), exonerou todos os servidores em cargos comissionados do governo estadual. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (24), três dias após a eleição suplementar para governador do estado.
O decreto não informa a quantidade de servidores afetados pela demissão em massa. As únicas exceções à regra são os secretários de Estado, os secretários adjuntos e os cargos de mesmo nível, que permanecem nos postos.
Segundo o decreto, a demissão geral ocorre devido à necessidade de "promover uma atualização" e adequação na estrutura da gestão pública estadual. A determinação entrou em vigor na data da publicação.
Nesta terça (23), o presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR), Jorge Everton (União Brasil), também exonerou todos os servidores comissionados em 316 cargos no total.

As duas medidas ocorreram dias após a eleição suplementar em que Soldado Sampaio tentou se eleger governador e foi derrotado nas urnas para o principal opositor, Arthur Henrique (PL).
Sampaio era presidente da Assembleia antes de ser afastado para assumir o governo do estado, após a cassação do mandato do ex-governador Edilson Damião (União Brasil). O governador interino também era apoiado pelo colega de Assembleia, Jorge Everton na eleição suplementar.
Servidores do Detran-RR também exonerados
No Diário Oficial do mesmo dia, como complemento à ação do governo, diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), Antônio Diego Parente Aragão publicou uma portaria interna que também exonerou todos os cargos comissionados do órgão.
A exoneração atingem a funcionários da direção e do assessoramento do departamento. A portaria também retirou as funções extras de todos os servidores que recebiam esse benefício no Detran-RR, o que afeta quatro níveis de gratificação.
Assim como no decreto do Executivo, o documento do órgão de trânsito não apresenta o número exato de funcionários que perderam os cargos. A decisão entrou em vigor no momento da assinatura.
As exonerações também atingiram os servidores comissionados do Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem) e do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper).
Soldado Sampaio toma posse como governador de Roraima
Esta reportagem está em atualização*

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore