Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Filho dizia a vizinhos que mãe havia morrido enquanto a mantinha em maus-tratos, no Paraná

Homem preso por maus-tratos contra a mãe de 83 anos presta depoimento
Vizinhos contaram à Polícia Militar (PM-PR) que Vilmar Aparecido dos Santos, de 45 anos, dizia que a mãe de 83 anos estava morta há meses, enquanto a mulher era mantida em casa com sinais severos de desnutrição e em meio à sujeira.

O homem foi preso após os bombeiros irem ao endereço da mulher para combater um princípio de incêndio e perceberem que ela era mantida em situação de maus-tratos. Em seguida, eles realizaram a denúncia. O caso foi registrado em Londrina, no Norte do Paraná.

✅ Siga o canal do g1 Londrina e Região no WhatsApp
O princípio de incêndio aconteceu no domingo (21), e a prisão, na segunda (22). Vilmar foi liberado no mesmo dia após audiência de custódia e deve manter distância de ao menos 100 metros da mãe. Ele negou o crime durante o depoimento (veja aqui) e não possui defesa constituída no processo.
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais militares conversaram com os vizinhos durante o atendimento da ocorrência.

"[Vizinhos disseram que] somente devido ao incêndio descobriram que ela estava viva. Relataram também violência física por parte dele contra a idosa, que empurrava a cabeça dela no tanque cheio de água e obrigava ela a beber. Que existem denúncias junto ao Cras e Creas formuladas em dias anteriores", consta no boletim.

"No quarto da senhora havia lixo jogado pelo chão e as roupas ensacadas. Observamos que o princípio de incêndio foi no quarto da idosa", consta no boletim de ocorrência.
A mulher foi acolhida pelas equipes da assistência social da prefeitura de Londrina e encaminhada para um abrigo especializado.

Idosa de 83 anos foi encontrada vivendo em situação de maus-tratos pelo próprio filho, no PR.
Reprodução
Casa onde idosa morava com o filho foi encontrada em situação precária.
Reprodução
Em depoimento, filho negou as acusações
Vilmar prestou depoimento na delegacia e negou as acusações. Ele afirmou que é filho adotivo da idosa e que ela sempre foi bem tratada por ele.

Questionado sobre a alimentação da mãe, ele disse que fazia comida para ela, mas o gás havia acabado há cerca de três dias. Ele também alegou que a casa estava em condições ruins porque eram pobres, e afirmou que deixou a vida de lado para cuidar da mãe.

"A casa não estava em condições excelentes, porque a gente é pobre. O dinheiro é da minha mãe. Ela só tem a aposentadoria dela. Eu tive que deixar tudo, minha vida de lado, para poder cuidar dela", disse Vilmar no depoimento.
O homem disse que a mãe fez uma procuração em 2011, lhe dando o direito de tomar conta da aposentadoria dela. Questionado pela delegada se, na época, a idosa tinha problemas de saúde, ele não soube informar.

A delegada também questionou Vilmar sobre como era feita a higiene da idosa. Ele respondeu que ela estava se negando a tomar banho. Mesmo assim, afirmou que não tem chuveiro na casa e os banhos eram dados com a ajuda de um balde.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
.
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore