Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Irã diz que número limitado de navios passará diariamente por Ormuz

Embarcações no Estreito de Ormuz , vistas de Musandam, Omã, 15 de junho de 2026
REUTERS/Stringer
O Irã afirmou nesta terça-feira (23) que apenas um certo número de embarcações por dia está autorizado a passar pelo Estreito de Ormuz, e que essa quantidade deve variar diariamente de acordo com as condições na região.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A informação, veiculada pela agência estatal iraniana Tasnim com uma autoridade militar, adiciona uma nova camada à reabertura de Ormuz, determinada pelo acordo de paz assinado entre EUA e Irã na semana passada —o documento, no entanto, não citava tal limitação. O Irã não mencionou uma quantidade estimada de navios permitidos a passar pelo local.
EUA e Irã também travam uma disputa sobre quem controlará o estreito no pós-guerra e outras questões, como a possível cobrança de taxas feita por Teerã. Na segunda, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que Ormuz estava "totalmente aberto", já o Irã tem ameaçado fechar novamente o estreito por conta de ataques de Israel no Líbano.
Por enquanto, sites de monitoramento de tráfego marítimo registraram na segunda-feira o tráfego mais intenso por Ormuz desde o início da guerra no Oriente Médio: pelo menos 35 navios comerciais passaram pela região. Nesta terça-feira, Trump disse que 19 milhões de barris de petróleo passaram por Ormuz na segunda, o que chamou de um "recorde histórico".
Agora no g1
O governo dos EUA não havia se manifestado de forma oficial sobre a fala do Irã até a última atualização desta reportagem.
Trump disse que só aceitou levantar o bloqueio naval que a Marinha dos EUA faziam na entrada do Estreito de Ormuz porque os negociadores iranianos teriam aceitado as vistorias nucleares. "Baseado nessa e em outras grandes concessões feitas pelo Irã, eu concordei em permitir que o Estreito de Ormuz siga aberto, sem novos bloqueios navais", afirmou.
Irã e Omã estudam cobrança de taxa em Ormuz
O Irã e o Omã afirmaram nesta terça que vão estudar uma futura administração conjunta de Ormuz, com a cobrança de custos pelos serviços prestados. Com a declaração conjunta, os dois países insistiram na soberania sobre a via marítima no Oriente Médio.
Os dois países enfatizaram “sua soberania e direitos soberanos sobre suas águas territoriais no Estreito de Ormuz” e “concordaram em manter o diálogo sobre o tema por meio de um grupo de trabalho conjunto entre os dois ministérios das Relações Exteriores, a fim de chegar a um acordo sobre a futura administração da navegação no Estreito de Ormuz, os serviços que serão fornecidos nesse contexto e os custos associados a eles, de acordo com padrões internacionais”.
A declaração ocorreu após uma reunião de alto nível entre seus principais diplomatas em Mascate, onde o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, e o principal negociador Mohammad Bagher Ghalibaf também se encontraram com o sultão de Omã, Haitham bin Tariq.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore