Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Centro de pesquisas que pode ser sede de Câmara no interior de SP estuda leite, genética e nutrição animal

Instituto de Zootecnia de Nova Odessa em 2022
Divulgação/ Prefeitura Municipal de Nova Odessa
O Instituto de Zootecnia de Nova Odessa (SP), que abriga 33 projetos científicos voltados à agricultura e pecuária, pode ser a nova sede da Câmara Municipal.

A Câmara informou que pediu um espaço para ocupar no IZ por dois objetivos principais: aproximar os vereadores da população, com uma sede em área mais central, e reduzir gastos públicos. Hoje, a Casa paga R$ 421 mil por ano de aluguel.

📲 Siga o g1 Piracicaba no Instagram
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado explicou que a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) permite essas concessões dos espaços de pesquisas para otimizar o patrimônio público, desde que não haja impacto nas atividades-fim do instituto.

Pesquisas no IZ
O Instituto de Zootecnia de Nova Odessa mantém, atualmente, 33 projetos de pesquisa em andamento, distribuídos em seus quatro centros de pesquisa, informou a pasta estadual.

Entre as principais linhas de pesquisa estão estudos em pastagens, bovinocultura leiteira, genética animal e zootecnia diversificada, abrangendo temas como qualidade do leite, melhoramento genético, nutrição animal, eficiência produtiva e adaptação às mudanças climáticas.

APTA e Instituto de Zootecnia: saiba o que são os centros que governo de SP mira para venda
“As estruturas destinadas às atividades de pesquisa permanecem em utilização e as atividades científicas da unidade seguem normalmente”, afirma a pasta.

Além disso, a secretaria estadual informou que a prefeitura de Nova Odessa já utiliza o campus do IZ para acomodar a Secretaria de Meio Ambiente, o setor de Zoonoses e a Defesa Civil.

Local da possível mudança
Atual Câmara de Vereadores de Nova Odessa
Divulgação/Câmara Municipal de Nova Odessa
A mudança da casa legislativa seria para o “prédio 2”, uma área de 2,3 mil m² que hoje se encontra sob permissão de uso integral pela Prefeitura, informou a Câmara.

A Câmara ressaltou que tanto a Prefeitura quanto a direção local do IZ já concordaram com a cessão do prédio ao Legislativo, cuja meta é concretizar a mudança de endereço ainda em 2026. A Câmara ainda informou que se propõe a arcar com as reformas do prédio e com as melhorias na segurança em atendimento às contrapartidas.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore