Lula nega transformar Brasil em 'santuário' e diz que vai discutir com Trump minerais críticos e terras raras

Fonte original: G1 Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (20) que pretende conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre uma negociação soberana para a venda e exploração de minerais críticos e terras raras.
🔍Minerais críticos e estratégicos são aqueles que desempenham papel central na economia do presente e do futuro. São usados, por exemplo, na tecnologia de ponta, em chips para celulares e computadores e na transição energética.
O petista afirmou que pretende ter uma conversa “olho no olho” com o norte-americano para tratar de questões de interesse para os dois países.
“Quero negociar com ele a questão dos minerais críticos e das terras raras. O Brasil tem muitos minerais críticos e terras raras, mas não queremos transformar o território brasileiro em um santuário da humanidade”, disse o presidente.
O presidente Lula deu a declaração a uma TV local na Índia, onde está cumprindo agenda oficial. A conversa foi traduzida para o inglês. O Palácio do Planalto não divulgou uma tradução oficial da entrevista.
Veja os vídeos que estão em alta no g1

“Prefiro negociar de forma soberana para que o processo de transformação desses minerais críticos seja feito e explorado em nosso país, dentro do nosso país. E venderemos para quem quisermos vender”, prosseguiu.
Lula e Trump acertaram uma visita oficial do brasileiro à Casa Branca durante uma ligação telefônica no ano passado. A previsão é que a reunião presencial ocorra neste mês de março, ap…

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore