Fonte original: G1 DF
Vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos no DF
TV Globo/Reprodução
Mesmo após meses de intensa campanha, o Distrito Federal segue bem distante de atingir a meta de vacinar 90% das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue.
O esquema vacinal exige a aplicação de duas doses contra os tipos principais do vírus. Mas, segundo a Secretaria de Saúde:
só 41,9% do público-alvo (10 a 14 anos) tomou a primeira dose;
só 16% do público tomou as duas doses e está plenamente protegido.
🔎Em nenhuma dessas idades foi atingida a meta de 90% para a primeira dose.
A vacina Qdenga foi aprovada pela Anvisa para pessoas de 4 a 60 anos. No DF, desde 2024, a vacinação gratuita vale apenas para jovens de 10 a 14 anos – as demais faixas etárias só conseguem se vacinar na rede privada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A diretora de Vigilância Epidemiológica da pasta, Juliane Malta, ressalta que, mesmo com a redução dos casos de dengue, o risco de novas epidemias não pode ser descartado.
“A vacina oferece proteção não apenas no curto prazo, mas também por muitos anos após a imunização, sendo uma estratégia eficaz e segura”, afirma.
Vacinação
Há 24.178 doses da vacina contra a dengue em depósitos, e outras 6 mil distribuídas para as redes de frio regionais e nos estoques das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A Secretaria de Saúde orienta a população a comparecer a uma das salas de vacina portando documento de identificação e a caderneta de vacinaç…



