Eleições 2026: analistas preveem campanhas ainda mais voltadas para viralizar nas redes; entenda efeitos

Fonte original: G1 Política

Lula, Tarcísio de Freitas e Eduardo Bolsonaro são os principais nomes das eleições de 2026.
Reprodução
A eleição de outubro já movimenta os políticos de todo o país, e ações recentes — como eventos, gestos simbólicos e vídeos nas redes — indicam o tom da campanha de 2026: mais performática e pensada para viralizar, avaliam analistas ouvidos pelo g1.
“A política se torna o campo do espetáculo”, afirma a cientista política e pesquisadora da UnB, Isabela Rocha. “Os discursos feitos em plenário têm trechos ensaiados para saírem nas redes, e as ações são pensadas com base na repercussão prevista. A tendência é que essa estratégia se intensifique”, explicou.
Para viralizar, é preciso capturar a atenção do público em meio a um ambiente saturado de conteúdo. Isso incentiva políticos a apostar em atos cada vez mais chamativos, com forte apelo simbólico e potencial de mobilização.
Camarotti:TSE quer evitar questionamentos nas eleições
Isabela Rocha lembra a caminhada interestadual do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que saiu de Minas a Brasília em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos demais condenados por golpe de Estado.
O parlamentar percorreu os mais de 240 km que separam a cidade de Paracatu (MG) de Brasília (DF) a pé. Todos os seis dias de trajeto foram transmitidos pelas redes sociais dele.
“Eventualmente, você não sabe nada do Nikolas Ferreira até ele ir para a rua, até ele fazer isso. Aí ele passa 15 dias na rua, só se fala nisso, isso chega e…

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore