Renato Rabelo, ex-presidente do PCdoB, morre aos 83 anos

Fonte original: G1 Política

Presidente do PCdoB, Renato Rabelo, durante conveção nacional do partido.
Valter Campanato / Agência Brasil
O ex-presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Renato Rabelo morreu aos 83 anos, em São Paulo, na manhã deste domingo (15). Segundo o partido, ele enfrentava problemas de saúde nos últimos anos. A informação foi divulgada pelo partido em uma nota oficial.
O velório está previsto para a segunda-feira (16), durante a manhã, no Palácio do Trabalhador, no bairro da Liberdade, na capital paulista. Após a cerimônia, haverá cremação.
Trajetória
José Renato Rabelo nasceu em 22 de fevereiro de 1942, em Ubaíra (BA). Iniciou a militância política no movimento estudantil e foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante o período da ditadura militar.
Na década de 1970, integrou a direção da Ação Popular Marxista-Leninista (APML), organização que depois se incorporou ao PCdoB. Após a repressão que resultou na Chacina da Lapa, em 1976, deixou o país e viveu na França. Retornou ao Brasil com a anistia, em 1979.
Em 2001, assumiu a presidência nacional do PCdoB, cargo que ocupou até 2015. Foi sucedido por Luciana Santos. Durante sua gestão, o partido integrou a base de apoio dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Depois de deixar a presidência do partido, passou a atuar na Fundação Maurício Grabois, entidade vinculada ao PCdoB. Posteriormente, foi anunciado como presidente de honra da instituição.
Repercussão
Em publicação n…

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore