Fonte original: G1 Política
Cármen Lúcia faz recomendações éticas a juízes do TSE
A presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou nessa terça-feira (10) as recomendações que devem orientar a conduta e a ética de juízes eleitorais durante as eleições de 2026.
Na semana passada, durante a sessão de abertura dos trabalhos da Corte Eleitoral, a ministra adiantou que apresentaria as regras aos juízes, e chamou as recomendações de “parâmetros de comportamento adequado aos valores constitucionais”.
De acordo com Cármen Lúcia, as recomendações vão contribuir para a uniformização de condutas e para o reforço da credibilidade institucional no período eleitoral.
LEIA TAMBÉM: ‘Temos que ser rigorosos e intransigentes com qualquer desvio ético’, diz Cármen Lúcia, relatora do código de conduta
A apresentação de um código para juízes eleitorais ocorre em paralelo à decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, de tornar Cármen Lúcia relatora do Código de Conduta do Supremo.
A medida é tratada por Fachin como uma das prioridades da gestão dele na Presidência da Corte, mas tem sofrido resistências de outros ministros. Segundo o magistrado, o objetivo do código é dar mais transparência, responsabilidade e confiança pública ao Supremo.
Carmen Lucia durante segundo dia de julgamento de Bolsonaro na 1ª Turma do STF
Antonio Augusto/STF
Código do TSE
As regras para os juízes eleitorais foram detalhadas em uma reunião com os presidentes dos Tribunais …





