Fonte original: G1 DF
Reabertura dos trabalhos na CLDF tem ausência do Executivo e discursos contra Ibaneis
Com a retomada dos trabalhos da Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2026, o governo Ibaneis Rocha (MDB) começa oficialmente o ano com duas missões: reorganizar a base política e destravar projetos considerados estratégicos.
A retomada na Câmara do DF foi protocolar: os deputados mal voltaram, e já esvaziaram novamente o plenário. Os trabalhos, de fato, só devem começar depois do carnaval.
Mesmo assim, na primeira sessão na terça-feira (3), quem marcou posição foram os deputados de oposição.
A pauta foi tomada pelos pedidos de impeachment contra Ibaneis e CPIs para investigar as relações entre o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Prioridades
O g1 procurou o Palácio do Buriti e a Casa Civil para entender quais são as prioridades do governo em 2026, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Até aqui, aliados de Ibaneis já indicaram que uma das prioridades será buscar uma saída para a crise orçamentária que o governo diz enfrentar – e que pode comprometer, inclusive, a saúde pública na capital.
Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
CLDF/Reprodução
Ibaneis Rocha afirmou que é preciso fazer cortes – e que vai ‘manter o cinto apertado’ nos gastos da Saúde, já que o orçamento “não suportou todos os gastos”.
Em janeiro, o governador editou um decreto que criou um limite mensal de gastos p…





