Governo e relator da PEC da Segurança buscam pontos de consenso para destravar proposta

Fonte original: G1 Política

Representantes do governo federal e o deputado Mendonça Filho (DEM-PE), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, hoje em tramitação na Câmara dos Deputados, chegaram a consensos que, na avaliação de interlocutores dos dois lados deste debate, podem fazer o texto deslanchar e ser aprovado pelo Congresso.
📍O deputado Mendonça Filho é uma liderança importante de um partido de oposição ao governo no estado de Pernambuco, onde já foi governador.
A expectativa é que o texto seja votado na Câmara, em dois turnos, na primeira quinzena de março.
➡️A PEC da Segurança Pública é uma proposta do governo Lula elaborada pela equipe do então ministro Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo em janeiro, enviada ao Congresso em abril de 2025.
Lewandowski foi substituído por Wellington Cesar Lima, ligado a petistas da Bahia com força no atual governo: o ministro Rui Costa (Casa Civil) e o senador Jacques Wagner, líder do governo no Senado e amigo de Lula há décadas.
O texto da PEC enfrenta resistências da oposição, sob influência de governadores.
Nesse grupo, a percepção é a de que as medidas propostas possam limitar a atuação das polícias estaduais. O governo Lula e especialistas em segurança pública negam que isso possa acontecer caso a versão atual do texto entre em vigor.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Mais orçamento para polícias federais e estaduais
O ministro Wellington Cesar Lima se reuniu com Mendonça na quarta-feira (4) por quase du…

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore