Fonte original: G1 Política
Um parecer jurídico do Banco de Brasília (BRB) recomendou atenção a operações com o Master quatro dias antes da tentativa de compra da instituição. A informação foi divulgada pela “Folha de S. Paulo” e confirmada pelo blog.
O parecer assinado pelo diretor jurídico do BRB, Jacques Veloso, é de 24 de março de 2025 e diz em suas páginas finais:
“Nesse passo, há que se ressaltar que a observância do índice de liquidez e do índice de Basileia é crucial nas contratações efetuadas pelas instituições financeiras, pois ambos são indicadores essenciais para garantir a solidez e a estabilidade do sistema financeiro. Desta forma, sugere-se sejam os índices apontados considerados quando da deliberação da proposta em comento pela alçada competente.”
Na conclusão do parecer, o diretor pondera que não foram constatadas ilegalidades do ponto de vista “jurídico-formal” da proposta. Contudo, ressalta, novamente, as orientações observadas.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Na mesma semana do parecer da área jurídica, em 28 de março, o conselho do BRB, na gestão de Paulo Henrique Costa, aprovaria a compra de 58% do capital do Master — desconsiderando o alerta.
O valor foi estimado em cerca de R$ 2 bilhões e a operação era vista como um “alívio” para o Master, que tinha modelo de captação de alto risco e balanços considerados frágeis por órgãos de controle.
Questionado, o BRB afirmou, em nota, que a recomendação da área jurídica da instituição estava relacionada “aos cuidados usuais” a …





