Lira ficará frente a frente com deputado que denunciou indicação irregular de emendas, decide Dino

Fonte original: G1 Política

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal a tomar depoimentos e fazer uma acareação entre o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e o deputado José Rocha (União Brasil-BA).
O magistrado determinou que a PF apure contradições entre Lira e Rocha quanto às indicações de emendas do antigo orçamento secreto.
É a primeira vez que Lira deve ser ouvido pela Polícia Federal sobre supostas irregularidades na destinação de emendas parlamentares.
Os depoimentos serão dentro do inquérito que investiga o antigo orçamento secreto e que levou à Operação Transparência, em dezembro passado, que teve como alvo uma ex-assessora de Lira na Presidência da Câmara. A servidora Mariangela Fialek, conhecida como Tuca, sofreu busca e apreensão em seu antigo gabinete e em sua casa.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Lira é um defensor da alocação de recursos do Orçamento pelos congressistas. Foi na gestão dele que veio a público o debate sobre as emendas de relator, que compunham o orçamento secreto e dificultavam a identificação de quem eram os autores das indicações dos recursos. O orçamento secreto acabou sendo proibido pelo STF.
A nova decisão de Dino dentro desse inquérito é do último dia 19. A investigação corre em sigilo.
Quando foi deflagrada a Operação Transparência, em 12 de dezembro, a PF apreendeu celulares, computador e anotações de Tuca. A polícia ainda está analisando esse material.
Conforme o g1 apurou, Dino autorizou a acareaç…

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore