Fachin cancela reunião para discutir Código de Ética do STF

Fonte original: G1 Política

Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal, durante abertura do ano na Corte
Reprodução/TV Justiça
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, comunicou aos demais ministros o cancelamento da reunião marcada para o dia 12 de fevereiro. O encontro teria como pauta central o novo Código de Ética da Corte, mas foi retirado do calendário sem uma data de remarcação. A promessa é de que o novo agendamento ocorra apenas após o Carnaval.
O cancelamento atinge inclusive o almoço que marcaria o primeiro encontro de ministros na gestão Fachin.
Nos bastidores, a desistência do encontro ocorre em meio a uma forte especulação sobre o quórum. A proposta de um Código de Ética gerou resistências e contrariou ministros que já avaliavam a hipótese de não comparecer, aproveitando que a presença nesse tipo de reunião não é obrigatória.
A ausência de ministros seria interpretada como um esvaziamento político da principal bandeira de Fachin: a “autocorreção” do tribunal.
LEIA MAIS
Fachin prega autocorreção do STF em admissão rara e de enorme peso político
Ministro diz que momento é de ‘ponderações e autocorreção’ e reafirma compromisso com criação de Código de Ética para o STF
Com caso Master no radar, Lula participa da abertura do ano judiciário
Sem a garantia de que teria o colegiado reunido, o presidente da Corte optou pelo recuo estratégico, jogando a discussão para o final de fevereiro. O movimento expõe a dificuldade de consenso para criar regras de conduta em um …

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore