Tribunal de Contas do DF autoriza inspeção presencial no Iprev e no BRB sobre folha de aposentadorias

Fonte original: G1 DF

Tribunal de Contas do DF (TCDF)
TV Globo/Reprodução
O Tribunal de Contas do DF (TCDF) autorizou uma inspeção presencial no Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev-DF) e no Banco de Brasília (BRB) para analisar a situação do pagamento de aposentadorias.
O g1 questionou se há previsão de quando as inspeções vão ser realizadas, mas não tinha recebido retorno até a última atualização desta reportagem.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A decisão unânime pretende examinar se o pagamento de aposentarias está realmente seguro frente à oscilação das ações do BRB.
O banco é investigado por possíveis irregularidades em operações financeiras do banco Master.
O tribunal determinou ainda que:
O Iprev-DF apresente, no prazo de 30 dias, uma lista completa de todos os investimentos que compõem o Fundo Solidário Garantidor (FSG) – reserva que garante o pagamento das contas da previdência e que é composta por ações do BRB – e uma projeção de fluxo de caixa para 2026 em “cenários de estresse” – se o BRB atrasar ou reduzir o pagamento de dividendos.
O BRB apresente, dentro de 30 dias, os balanços financeiros mais recentes auditados e aprovados e também os estudos e estimativas de como as investigações em cursos, como a “Operação Compliance Zero” podem afetar o lucro do banco em 2025.
A decisão do Tribunal de Contas foi tomada após uma representação do deputado Max Maciel (PSOL), pedindo que o tribunal acompanhe as finanças do Iprev e do BRB.
Ao g1, o …

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore